quinta-feira, 14 de março de 2013

É possível amar duas pessoas ao mesmo tempo?

É possível amar duas pessoas ao mesmo tempo sim. 
De certa forma, qualquer coisa que produza serotonina e dopamina no nosso cérebro é o que nos deixam felizes. É possível que você tenha momentos de prazer com um e com o outro, mas no momento em que conhecemos alguém novo e permitimos uma aproximação maior, intimidade, pensamos neste alguém quase que o dia inteiro, passamos a nos sentir melhor com ele do que com o outro. Acontece que a química física não é amor, que envolve uma certa amizade e conhecimento um do outro. Cuidado que a paixão pode passar.

Ao mesmo tempo uma paixão nova, é como comer a mesma comida todos os dias e provar um tempero diferente em algum momento. 

Por este motivo é que sempre devemos prestar a atenção para que nosso namoro não caia em rotina. Você entrou numa situação difícil, onde seu corpo e mente pedem pelo novo, por renovação, e sua mente está razoavelmente satisfeita com o "certo", com a zona de conforto. 

Ou você tenta focar tudo o que puder para se "apaixonar novamente" pelo namorado que tem, ou se não for capaz, melhor abrir o jogo com ele e partir pra outra, já que você estaria condenada a viver pensando no outro. O que não é legal, é ficar com os dois na mentira. 

Quero me apaixonar por você - Dando valor a quem merece texto original:

"Então aquela pessoa perfeita está gostando de mim. O problema é que eu não sinto nada por ela... e daria tudo para sentir..."

Por que você está se sentindo mal? Existe alguém apaixonado por mim, que é legal, gentil, carinhoso, trabalhador... (preencha com todas as características boa da pessoa).

Não deveria ser um problema, afinal de contas, é tudo o que a gente quer. Ninguém quer ficar sozinho. Mas não dá pra escolher sentir desejo por alguém.


Quando paramos para pensar no assunto, a voz da razão confirma que este alguém é o par perfeito. Você chega a ter raiva do sentimento de paixão que não aparece de jeito nenhum. Falta aquela química.
Você sente que está afastando de sua vida a pessoa mais perfeita pra você, sua cara metade. Perdendo a chance de viver o tão sonhado amor perfeito por não sentir desejo. "Falta alguma coisa"

Se eu der a chance, consigo amar com o tempo?

Sim.
É possível aprender a amar alguém - bem que amar não é a palavra certa, porque você já ama a pessoa, certo? -, falamos de paixão, e isso aparece sim com o tempo e pode vir de uma forma muito mais forte do que você imagina.

Pense que quem está apaixonado por você agora, pensa em você o dia todo, deita a cabeça no travesseiro pensando em você, enche a cabeça do melhor amigo de assuntos seus, posta nos comentários do Um Ombro Amigo o quanto te ama, e já disse pra si mesmo que se conseguisse uma chance, tentaria fazer de você a pessoa mais feliz do mundo.

Este tipo de sentimento, você provavelmente já teve por alguém ou tem. Sabe muito bem como é.
E você, vai conseguir se apaixonar?
O sentimento virá, muitas vezes antes que você imagine. O único porém, é que você precisará abrir espaço e permitir que esta pessoa te ame, tentar no mínimo retribuir a ela a gratidão por isso, ser dela. Depois de tudo, você irá se ver pedindo desculpas por tê-la causado algum sofrimento.
Se a sua razão diz que esta pessoa é a ideal, confirma que você sabe muito bem o que é bom pra você. Mentalmente, já comparou ela a outras pessoas e sabe que ninguém chega perto do que seria perfeito pra você. Ela é simplesmente o melhor do melhor.
Você tem consciência de que seria perfeito se você se apaixonasse por ela.
Ao se apaixonar por alguém, qualquer coisa que ela faz de bom pra nós, mesmo que seja um sorriso, já vale para que a gente fique ainda mais apaixonado, ou seja, você estará recebendo uma chuva de amor, por isso tende a gostar dessa pessoa naturalmente. Se você não perceber isso enquanto estiver com ela, vai perceber quando ela for embora.
Por que arriscar um namoro?
Não seja egoísta. Queira compartilhar um pouco de si com alguém que quer o seu bem.
Só pensar em nós mesmos é o que costuma acontecer quando estamos apaixonados. Indiretamente, você não pensa só naquela pessoa, mas sim em tê-la pra si.
Dar uma chance a quem nos ama é uma prova de que você é bom, uma prova de que você se importa com as outras pessoas, e que acredita que todos nós merecemos uma tentativa. Basta confiar. Deixe o amor acontecer, e o tempo dirá se valeu a pena.
Procure também fazer sua parte, e se não der certo, pelo menos você terá tentado e vivido um romance puro com certeza.

 Diga Sim!




MEDO DA PERDA - OMITIR UM ERRO NA RELAÇÃO, É MELHOR OU PIOR?

PORQUE OMITIR ACABA SE TRANSFORMANDO EM MENTIR. QUANDO ESCONDEMOS UM PROBLEMA E DEIXAMOS ELE CRESCER.

Você ama muito seu parceiro não é? Mas é possível que em algum momento a gente possa cometer erros que podem colocar nossa relação na beira de um precipício. Geralmente quando se ama demais e se comete um erro, é de costume querer esconder o erro, para não perder. Afinal, omitir, é pior ou melhor?

OMITIR VIRA MENTIR
Ninguém gosta da ideia de ser enganado, isso é fato. Certas coisas costumam causar vergonha para gente quando confessamos o erro, porém, por melhor que seja sua intenção diante do que você fez, seu parceiro vai ficar muito irritado quando souber que você escondeu dele uma coisa por muito tempo.

Quando erramos,  nem sempre sabemos que o que fizemos poderia ter um efeito negativo para nosso parceiro. Pode acontecer de você pensar que ele não ia se importar muito, que aquilo que você fez, não era algo tão errado assim, e por algum motivo, você descobre que seu erro pode ser o fim da relação se você contar.
O problema de um erro muitas vezes está em esconder. Cometer um erro é ruim? Sim, é, mas se você abre o jogo cedo, as chances de você ser perdoada serão maiores. Levar aquilo adiante omitindo, é viver numa felicidade falsa até que ele descubra, e se sinta traído.
Uma das piores coisas da omissão, é quando uma pessoa estranha - não tão estranha assim, uma amiga, uma irmã - e não seu marido/namorado, sabem mais do erro cometido, do que você. A sensação de traição, de se sentir um idiota, é muito maior, porque o certo, é ele ficar sabendo antes de qualquer um.



NÃO QUERO PERDÊ-LO
Mas e se você escondeu o que fez porque está com medo de perder? 
Antes de mais nada, pense no seguinte: Uma mentira não pode ser escondida a vida toda. Quanto mais tarde a pessoa descobrir tudo o que você fez, pior será. Algumas pessoas são mais flexíveis ao perdão, outras perdoam por amor, mas mesmo quem perdoa por amor, pode não suportar ser enganado.

Quer dizer que, você pode ter a chances de ser perdoada se contar mais cedo, mas não vai ter a chance se omitir. Observe como ele pode se sentir:

- CONTAR O ERRO ASSIM QUE COMETEU

•    Sentimento de "traição" junto com culpa
•    Piedade, redenção e arrependimento imediato da pessoa - mostrando que o relacionamento é mais importante
•    Fidelidade e cumplicidade

- CONTAR O ERRO DEPOIS DE MUITO TEMPO, OU ELE SER DESCOBERTO POR TERCEIROS

•    Sensação de traição sem culpa (ele acha que você não sentiu remorso ao esconder)
•    Sentimento de ter sido feito de idiota por muito tempo
•    Tempo = agravante do problema
•    Falta de consideração e sensação de algo ter sido tramado pelas costas
•    Falta de confiança
•    Egoísmo




O risco da perda é igual em ambos os casos, mas se você for perdoada logo de início, tendo sido franca, deixando ele saber tudo primeiro, porque se arrependeu, e teve medo de perdê-lo,  mostrou que ele estava em primeiro lugar, reduz o seu risco de perda, do que num futuro ele descobrir sozinho por outra pessoa, ou você ficar carregando por muito tempo um peso na consciência. Vai fazer mal para você e para ele. A mágoa pelo erro vai existir de início, mas a forma com que ele descobriu o que foi omisso, é o que define o peso da "mentira"

A palavra omitir, vira mentir na cabeça de quem foi enganado. Por isso tome cuidado para não esconder nada de quem vive com você. Às vezes, uma besteirinha (que você pensa não ter importância), pode ser o fim do mundo na cabeça de quem está ao seu lado.
Não cometer erros é muito bom, mas infelizmente não é sempre assim. Pensar antes de fazer uma borrada, também é primordial, e evita riscos de você cair nessa situação. Ter cometido um erro sem saber que ele era grave, também é ruim, talvez um dos piores tipos. 
Pense bem antes de esconder alguma coisa. 

 Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos por todo tempo.


quarta-feira, 13 de março de 2013

Terminaram? A Culpa é Sua!


Quando terminamos, é normal querer jogar a culpa no outro. Contar aos amigos os defeitos e mostrar os erros que o outro cometeu. Passamos horas desabafando, procurando os pontos negativos do outro, alimentando nossa auto-piedade. Fazer isso, é o primeiro passo para transformar em ódio e lamento tudo o que você teve com a outra pessoa. Jogar a culpa nos outro nos faz sentir bem, embora não quer dizer que a pessoa amada não tenha culpa alguma, quando fazemos isso, não estamos aprendendo absolutamente nada com este relacionamento que fatalmente não deu certo. Pelo contrário, nos faz menosprezar nossos próprios erros, e no próximo relacionamento, tendemos a repeti-los. Como devemos lidar com isso?

A CULPA É SUA!

Sabemos que a maioria dos relacionamentos, sejam namoro, noivado, casamento, terminam de forma um tanto trágica. É bem capaz de ambos não se falarem mais, ou sempre entrar em guerra quando virem novamente. Também é normal que um dos dois se fira mais que o outro, isso é claro, depois que vocês terminam, porque aquele que terminou o relacionamento possivelmente já vinha se ferindo e sofrendo para ter que tomar uma decisão dessas. Com certeza, mesmo que você tenha terminado olhe para as coisas que você fez durante o relacionamento e reflita.
 
Diante de um problema, o mais importante é esquecer os erros do outro, e pensar nos nossos erros. Pensar nas coisas que você fez de errado e o que você deveria ter feito de diferente. Muitas vezes em que brigamos, temos em nossas mãos o poder de fazer com que aquela briga aconteça ou deixe de acontecer. Muitas vezes uma briga aconteceu por culpa sua, porque deixou de perceber alguma coisa, porque não houve diálogo, porque perdeu o interesse e não falou nada, porque se cansou da situação e não fez nada para mudar. Dizer simplesmente que "vai embora", não resolve problema algum. Deixar a pessoa sem saber o porque está tomando certas atitudes, também não resolve, mesmo que você pense que está na cara o que está errado, nem sempre o outro pode interpretar aquilo como um erro grave a ponto de destruir a relação.

Você já ouviu o que o outro tem a reclamar sobre você no relacionamento?

E então, o que o outro disse contra você? 
"Eu terminei tudo por causa disso e disso"
"Eu fui abandonado por que ele fez isso e aquilo"

Duas respostas absolutamente erradas para a pergunta proposta aqui.
Se você ouviu tudo o que o outro tinha a reclamar de você, você teve alguma culpa. Você sempre terá sido o responsável por alguma coisa, como um castelo de baralho onde uma carta retirada, faz a diferença para que tudo desabe.

Se você foi terminado, sua obrigação é de saber tudo o que você fez de errado, e não tudo o que o outro fez. Enumere tudo e pense, se você tivesse feito de outro jeito, se teria perdido a pessoa amada mesmo assim. Você o acompanhou quando ele pediu? Você escutou quando ele reclamou? Ou só ficou falando de seus problemas e tratando-o como um lixo? Você perguntou a ele alguma vez se estava tudo bem com a sua relação? Ou sempre se achou o centro do mundo e quem sabe nunca pensou que ele era um ser humano e precisava de atenção e respeito. A forma com que os outros nos tratam é nada mais uma espécie de "recompensa" pelo que damos em troca a eles. Se tratamos com respeito, seremos respeitados, mas muitas vezes não nos damos o respeito e o outro se acha no direito de pisar, e esquece que quem está ao nosso lado, faz parte de nós, quer nosso bem, quer estar conosco. Pense nisso.

Se você terminou, não se livrou da culpa. Mesmo que tenha se interessado por outra pessoa, talvez não tenha feito o suficiente na relação para que ela não tivesse morrido. Não foi claro o suficiente, não participou, não mostrou respeito, não foi rígido o suficiente, só deixou as coisas chegarem a onde chegaram ou agravou tudo com brigas e indiferença.

Amos devem pensar. Numa relação indiferença e briga andam juntas. A primeira, é sinal de que você está deixando os problemas todos nas mãos do outro, está ignorando o que o outro tem a dizer, e na segunda, é sinal de que você perdeu o controle, perdeu o respeito, não quer escutar, não quer aceitar o que você fez de errado.

Eu tenho noção dos meus erros

Enfim, você sabe o que fez de errado. Você já enumerou todos os erros e sabe de trás pra frente tudo o que fez, e está se sentindo mal. Meu amigo, minha amiga, eu não posso simplesmente dizer pra você se sentir bem, eu estaria cometendo um grande erro. Na vida tudo o que nos acontece de ruim, é fruto das escolhas ou de coisas que deixamos passar, é consequencia dos nossos atos. Se temos alguém que passe a mão na nossa cabeça e diga que estamos certos sempre, que sempre perdoe nossos erros sem antes nos mostrar como corrigir e nos ver fazendo o certo, nós estaremos falhando em nosso crescimento do dia a dia. Seremos mimados, mesquinhos, egoístas.

Tenha certeza com essa dor, de que não irá repetir o erro novamente, seja no mesmo relacionamento se reatando, ou no próximo. Olhe sempre para a cicatriz que com o tempo irá se fechar, e tente nunca mais cometer os mesmos erros. Nunca justifique um erro, nunca diga que é um defeito seu. Estará sendo auto-indulgente e obrigando que o outro conviva com uma falha que só pode ser curada por você. Não consertar isso é ser desmazelado consigo mesmo, é ser menos tolerado por uma quantidade maior de pessoas. Aceitar os defeitos do outro, não quer dizer que ele tenha que conviver com eles pra sempre. É saber que o problema existe e que devemos dar a mão ao outro, para que corrijam os erros juntos. É mostrar seus defeitos, mostrar  que você tem consciência de que eles existem, e pedir ajuda para que eles possam ser melhorados. Este é um verdadeiro relacionamento, essa é a verdadeira forma de se tornar melhor.

 

O Ciúme Destrói a Relação

 

Sentir ciúmes é algo normal. Todo mundo sente ciúme. Porém, algumas pessoas tendem a exagerar e simplesmente tentar controlar a vida do outro, querer que a outra pessoa viva exatamente como você. O problema no ciúme doentio é algo facilmente detectado. De certa forma está relacionado à falta de confiança no outro, ou essa confiança simplesmente não foi estabelecida ainda.

Se você tem um namorado extremamente ciumento, a primeira pergunta a ser feita é: Ele tem motivos reais para que isso aconteça? 

 Quando falo de motivos reais, me refiro a tudo que você faz para que ele se sinta inseguro.

As formas mais comuns de ciúmes acontecem quando um dos dois é bonito demais comparado ao outro, quando um dos dois colocou a confiança em dúvida uma vez (traindo por exemplo), ou quando a mentira é algo que faz parte da rotina do casal. Algumas vezes o ciúme vem de um relacionamento passado, onde algumas das características que citei estava presente. Você precisa viver o presente.


Sentindo Ciúmes

É comum você ver por aí, mulheres se queixando de marido possessivo. É um dos assuntos mais populares nos salões de beleza. Comum, não quer dizer que seja normal, não quer dizer que seja do agrado das mulheres, e isso vale para elas também. O problema do ciúme com a mulher, é que está tudo ligado ao visual delas, e não ao status, que em geral é o que faz uma mulher sentir ciúmes do marido. Em outras palavras, o homem ciumento irá se preocupar em não deixar sua mulher vestir roupas bonitas, maquiagem, enfim, não vai querer que ela fique "bonita", para que "outro" não coloque os olhos sobre ela. Já o ciúme da mulher está no fato dela ter medo de perder o homem e ser trocada por outra, perder o status de primeira, única , e não perder seu "trono" no coração dele. Mulheres querem se sentir únicas.

Onde Está o Centro do Problema?

Simples, se o problema não for crônico, clínico, de algum distúrbio da pessoa, é mais fácil que ele seja controlado com uma simples palavra: Confiança.

A primeira coisa que um namoro precisa ter é base sólida em confiança. Se ambos passam confiança, se mostram o quanto amam aquela pessoa, se sempre deixam isso bem claro, pra que sentir medo de ser trocado? Todos sentem ciúmes e o fato de que você confia na sua namorada por exemplo, não vai mudar que você ainda continuará sentindo ciúmes dela, porém, proibi-la de ficar bonita, se sentir bem, é dar a ela as correntes da infelicidade.

Ninguém tem o direito sobre o outro. Ninguém precisa mandar em ninguém, nem deve fazer isso. Se você se sente incomodado por não deixar sua mulher usar uma roupa, porque os outros irão olhar pra ela, você estará sendo infantil. Se ela se sente desejada, ela se sente viva, jovem, feliz, e o amará ainda mais, porque tem um namorado/marido que dá a ela liberdade o que é difícil na sociedade machista de hoje. Homens seguros não tem ciúmes desse tipo. Eles sabem diferenciar o ridículo do normal. Além do mais, uma mulher sabe se vestir e pensar se está ou não sendo ridícula ou vulgar demais, se sentindo bem ou não em uma roupa.

Mulheres que fazem escândalos ou sentem ciúmes do homem conversar com uma colega de trabalho, precisam entender que elas estão com um sério prolema. Estão jogando para longe cada vez mais o namorado, ao invés de "protegê-lo da concorrência".

Quando alguém nos proíbe algo, nós ficamos curiosos ou reprimidos. Isso acontece desde pequenos, quando os pais mais repressores punem os filhos e não os deixam sair pra lugar algum ou arranjar um namorado. Simplesmente estarão criando filhos com tendência maior à mentira, porque precisarão esconder mais dos pais, e que estarão insatisfeitos com a vida que levam. É a mesma coisa num relacionamento. Pessoas que são proibidas de fazer o que querem ficam infelizes, pessoas que não podem se sentir bonitas, pessoas que não podem nem ao menos fazer amizades, irão aos poucos se afastar ainda mais do repressor.

Confiança

Um relacionamento feliz, é aquele que tem confiança mútua. Duas pessoas felizes que confiam uma na outra, que são íntimos uma da outra, não serão um casal ciumento. Se você tem um relacionamento baseado em mentiras, já está errado. Se você costuma esconder coisas, e está sendo vítima de ciúmes, está apenas pagando o preço dos erros que comete.

Ter liberdade num relacionamento não quer dizer poder fazer tudo o que dá na telha. Afinal de contas, é um relacionamento, e tudo o que eu sempre falo aqui é exatamente isso, batendo na mesma tecla que é a raiz de tudo. Confiar um no outro, ambos sabem o que é caráter, sabem a liberdade que possuem e por isso não irão cometer erros, não irão pisar na bola em uma relação, porque você estará perdendo tudo e deixando uma marca para sempre no outro. Conhecer totalmente a pessoa com quem você está, é a chave para dar a ela a liberdade e ter a sua. Relacionamentos em que o ciúme é contido, sadio, engraçado e interessante, não irão se destruir nem fazer com que nenhum dos dois sejam infelizes.

O que você faz com a sua liberdade é um problema seu e do seu parceiro. Se você jogar fora sua chance, a confiança que depositaram em você, sua infelicidade futura vai ser óbvia e merecida.

Dar uma chance ao seu relacionamento, deixando que os dois sejam felizes. É a melhor forma de ter uma vida  tranquila a dois. Imagine o ciúme doentio como uma corrente que você coloca na pessoa, e imagine o relacionamento como um círculo imenso desenhado no chão, em volta de vocês dois. Confiar, é retirar as correntes e deixar claro para ambos onde está a linha limite da sua relação. Até onde podemos ir para não ferir o respeito alheio.

Confiança não é algo que você tem do dia pra noite. Você adquire com o tempo, mas se conhece alguém a tanto tempo e ainda não confia, é porque tem algo errado, e bem errado. Se você é ciumento ou ciumenta, não destrua sua relação se tornando uma pessoa insuportável. Se uma relação não tem confiança mútua, e não pode existir isso porque está cheia de mentiras e traições, quer dizer que está tudo errado, e é hora de mudar.

 

O FIM DE UM RELACIONAMENTO

Uma das piores coisas que se pode acontecer para abalar o equilíbrio de uma pessoa, é ela ter seu relacionamento terminado - Namoro, casamento, qualquer tipo de rompimento.

A pessoa que foi "terminada", sente um imenso vazio dentro de si, e consegue sentir de verdade, frases que ela julgava serem metáforas: "Dor no coração", "Dor na alma"...

Para uma pessoa apaixonada, a dor chega a ser tão pesada a ponto de afectar sua saúde física, pois ela pode passar a se alimentar mal, perder o sentido de ser, ou ser levada a fazer coisas ao extremo, como até mesmo tentar se matar ou qualquer coisa que chame a atenção da pessoa amada.

O ser humano não aceita perdas; ele nunca está pronto para perder alguma coisa, e um amor é algo mais precioso que alguém pode adquirir, por se tratar de um outro ser: que se importa, que lhe dá toda a atenção, que pensa em você, que preenche o vazio que a família provavelmente deixa, e faz parte da natureza humana se relacionar.
Instintivamente o ser humano gosta de cuidar do que possui, principalmente se ele não possui muito do que conseguiu ou se adquiriu algo com extrema dificuldade. É óbvio então, que se você perdeu um amor que consegui com dificuldades, uma pessoa que julgava rara, se você não tem o costume de ter muitos amores, é certo de que irá sofrer muito mais e demorar mais para que esqueça (não terá facilidade em substituí-la ou relacionar com amigos). Poderá também, afastar a pessoa de você ainda mais, pois irá passar para ela seu estado de tristeza.

O excesso de cuidado com alguém, também pode causar sufocamento e a perda do interesse do outro, por não ter mais nada que buscar na pessoa, ele automaticamente para de conquistá-la, pois não sente o perigo da perda - o ser humano vive de buscas, quanto mais ele tem, mais ele quer, ele jamais estará satisfeito, portanto, a mesma coisa se aplica a um relacionamento: Depois que se conhece alguém, que se perde a conquista e a fase em que um conhece o outro.

Existem muitos factores que podem fazer com que uma pessoa abandone a outra, e se alguns dos principais forem conhecidos, você não correrá o risco de perder seu amor, saberá cuidar do seu relacionamento, e diagnosticará qualquer problema que haja em seu relacionamento antes que ele possa vir a afecta-lo de forma negativa.